É bem comum que o fogão acabe queimando algumas panelas no processo de cozinhar. Já aconteceu com você? Isso pode acontecer por inúmeras razões. Se o fogo estiver muito alto, muito baixo ou se as chamas não estiverem aquecendo a panela de forma uniforme, é comum que as marcas escuras fiquem presas ao fundo no fim das contas.
Hoje, listamos alguns possíveis caminhos pra que você consiga evitar que isso aconteça.
Limpe as panelas antes mesmo de usá-las
Limpar as panelas não pode ser uma tarefa realizada apenas depois do preparo de alimentos. Fazer isso antes mesmo de começar a cozinhar também é ideal.
Pode ser uma limpeza breve, na parte externa da panela para evitar que qualquer tipo de sujeira possa ser fixada nas laterais ou fundo. Se esses resíduos se queimarem nas chamas, podem deixar marcas escuras no vasilhame.
Panelas de boa qualidade são uma ótima ideia!
Panelas de qualidade mais inferior não deixam que seu fundo seja aquecido de maneira uniforme e padrão, o que facilmente resulta em queimaduras ao fundo.
Por isso, investir em panelas de qualidade superior é sempre o ideal para quem quer evitar esse tipo de problema.
Que tal investir na limpeza constante do fogão?
Deixar o fogão sempre conservado e limpo também é essencial. Fazer a higienização do eletrodoméstico antecipadamente pode evitar que resíduos de gordura, molhos e outros produtos possam ser queimados e resultem na queimadura de suas panelas também.
Isso resulta em um aspecto negativo da panela, além de também fazer com que ela fique mais difícil de ser lavada.
Se atente à qualidade do gás!
Outro fator que influencia na queimadura de panelas é o gás de má qualidade ou gás que está no fim. Quando o botijão está se esgotando, outro gás interno chamado pentano é expelido para a queima. Este último gás acaba resultando na mancha da panela.
Se atente sempre à qualidade de seu gás e conte com a Kemigás para isso.