O que a gente gosta MESMO é de cozinhar… E de comer, claro! Mas, a LIMPEZA DO FOGÃO também faz parte da rotina e deve ser feita periodicamente.
Nós da Kemigás preparamos DICAS INCRÍVEIS pra você, visando levar mais praticidade pro seu cotidiano e também ajudar a conservar o eletrodoméstico que é o “coração” da cozinha da melhor forma possível! É só continuar lendo para conferir! Vamos lá?!
Primeiramente, precaução
Antes de iniciar a limpeza do fogão, certifique-se de 3 fatores:
– O fogão esfriou completamente?
– O fogão está desconectado da tomada?
– O registro de gás está fechado?
A resposta deve ser SIM para as 3 perguntas.
Desse jeito, você previne acidentes como queimaduras e choques elétricos! Ao tomar esses cuidados, você evita danos materiais – diversos produtos químicos de limpeza, em contato com o calor, oxidam e deixam manchas, além de muitos serem inflamáveis.
Cuidando da beleza externa
Por onde começar a limpeza? O ideal é iniciar pela parte externa e tampa. Use uma esponja bem macia, e produtos de higiene específicos para cada material – inox, partes esmaltadas, partes cromadas, vidro… – ou o bom e velho detergente neutro.
Após a limpeza, é só passar um pano úmido para remover resíduos de sabão e substâncias químicas dos produtos.
Agora, a parte pesada
Chegamos à etapa crítica… Limpar as grades e queimadores. Com cuidado, retire-os do fogão e lave com água corrente e detergente neutro. Assim, a gordura grudada fica mais propícia a ser removida.
Dependendo do grau de “dificuldade”, é só deixar de molho em água morna com detergente. Existem no mercado produtos desengordurantes que podem facilitar bastante esse momento, também!
Quando estiver tudo limpinho, é só secar bem peça por peça e encaixar de volta no fogão.
O que não fazer
Às vezes, quando a sujeira mais pesada está muito grudada, pode passar pela cabeça usar espátulas, facas e objetos pontiagudos para “raspar” a gordura acumulada da superfície do fogão.
Esse tópico é especialmente para dizer: NÃO FAÇA ISSO! Além de acabar riscando o material, pode
comprometer definitivamente as superfícies de inox e vidro. Com paciência, dá pra remover toda a sujeira sem danificar seu querido fogão!
E o forno por dentro?
Todas as dicas valem também para a parte interna do forno! Com o cuidado extra de não molhar muito as superfícies e evitar os buracos de escape de calor, localizados na parte inferior, no assoalho do forno.
Ao final da limpeza, passar um pano úmido para remover completamente qualquer resíduo de desengordurante ou sabão onde foram aplicados!
PRONTO! Com essas dicas, o seu fogão está preparadíssimo para receber uma limpeza segura,
funcional e eficiente. Continue de olho em nosso blog, estamos sempre produzindo conteúdo exclusivo e útil para você!