Pães, bolos, salgados, massas, pizzas…
Tudo requer bastante calor na hora de assar e liberar aquele cheirinho maravilhoso que dá água na boca e chama os clientes pra dentro, não é mesmo?
Fornos à gás são as opções mais comuns e práticas vistas nas padarias pelo Brasil – e isso ocorre por uma série de motivos, desde eficiência até economia.
Pra você, que TEM UMA PADARIA E QUER GERENCIAR MELHOR O CONSUMO DE GÁS do seu negócio, nós da Kemigás preparamos uma série de dicas e explicações bem detalhadas!
É só continuar lendo, vamos lá?
O uso do GLP (gás liquefeito de petróleo), o famoso botijão, se mostra uma opção inteligente e funcional para atender as especificidades que a operação de uma padaria engloba.
Vale observar o cenário ao redor: o forno elétrico, por exemplo, figura como um grande “vilão” nas contas de luz, enquanto o forno à lenha representa danos desproporcionais ao meio ambiente e demanda uma logística trabalhosa e cara de reposição de material. Já o famoso gás encanado, exige instalações de alta complexidade, taxas onerosas de manutenção e deixa o estabelecimento à mercê problemas com dutos externos…
Por outro lado, temos o GÁS DE BOTIJÃO com características de fácil instalação e conservação dos equipamentos, promovendo fornecimento automático para alimentar as chamas e apresentando custo energético reduzido aliado à baixa emissão de resíduos. Essa alternativa vence na comparação com outras.
Esse é um critério importantíssimo para começar. Mas, para além disso, temos também a escolha dos fornos para a padaria. Quesitos fundamentais são: uniformidade da distribuição do calor, espaço interno que acomode grandes quantidades de massa para assar.
Assim, as demandas de clientes são atendidas com facilidade, dinamismo e agilidade!
Dentre as opções mais tradicionais, temos o forno de padaria a gás – e já entre as mais modernas, temos os de regulagem automática e os fornos de esteira.
Ao escolher o maquinário da padaria, é essencial ter em mente quais são os recursos disponíveis para investimento e fazer um planejamento afinado de como usar o espaço, projetar e observar a demanda de produção diária…
É desse modo que evitamos desperdícios de ingredientes e de energia – o que inclui o consumo de gás – e conseguimos estabelecer metas de produção e venda.
O objetivo é atingir uma quantidade maior de produtos assados e prontos para venda, em intervalos menores de tempo e gastos reduzidos na produção. Com a economia gerada, é possível investir em ingredientes de alta qualidade, infraestrutura para receber clientes com conforto e comodidade, propaganda para atrair novos públicos…
Em termos práticos, com botijões de gás disponíveis para uso e mantendo uma rotina de averiguação dos aparelhos reguladores e manômetros embutidos, é viável monitorar o consumo de gás a cada fornada – e também mensurar os gastos a cada dia, semana e mês.
Assim, gerenciar fica bem mais fácil, não é mesmo?
Conte sempre com os produtos e conteúdos da Kemigás para te ajudar a CRESCER, oferecemos o melhor a você pra que seus clientes tenham o melhor de sua padaria!