Se você tem filhos em casa, sabe muito bem quantas coisas eles podem fazer em um piscar de olhos. Não é à toa que em casa, o cuidado com as crianças deve ser redobrado. Segundo a ONG Criança Segura, só no ano de 2019 mais de 112 mil casos de internações entre 0 e 14 anos foram causados por acidentes domésticos. E a cozinha é o local da casa com maior incidência destes casos.
Enquanto procura uma receita ou uma forma especial de terminar um prato, alguns perigos como facas, gás e forno quente podem causar cortes, queimaduras ou intoxicação. Mas, embora seja impossível ter uma cozinha blindada, a prevenção de acidentes domésticos com crianças é perfeitamente possível tomando algumas medidas e cuidados específicos.
Destacamos aqui algumas maneiras de evitar acidentes em algumas das áreas mais propensas a acidentes de sua casa. Dê uma olhada nestas dicas úteis para manter sua família segura e livre de acidentes em casa.
O que fazer para prevenir acidentes domésticos com crianças?
Primeiro, um ponto muito importante para evitar surpresas é na escolha dos móveis e pisos do ambiente. Pisos antiderrapantes reduzem o risco de tombamento. Também vale a pena escolher móveis com cantos arredondados ou com borracha para amortecer o impacto nas pontas. Ah, e sem vidro na parte mais baixa de sua mobília, a madeira é a opção mais segura.
Também é recomendável adquirir ou instalar fogões e fornos com válvula de segurança, que evitam o vazamento de gás. Também é ideal para colocar objetos pontiagudos ou inflamáveis dentro de um armário de segurança com chave.
Entretanto, sabemos bem que às vezes todas essas mudanças podem ser muito difíceis de aplicar em sua casa. Portanto, alguns cuidados mais simples também podem ser bastante eficazes na prevenção de acidentes domésticos com crianças:
- Ao preparar as refeições, mantenha os mais pequenos o mais afastados possível do fogão. Já com crianças mais velhas, deixe que elas saibam sobre o risco de ficar por perto, use as bocas traseiras para fritar ou água quente e vire a alça das panelas para dentro.
- Objetos pontiagudos, como copos ou pratos de vidro, facas e garfos, devem ser mantidos em locais fechados de difícil acesso. Se puder, deixe-o sempre na parte mais alta do móvel. O mesmo é recomendado para materiais de limpeza, fósforos e isqueiros.
- Você não tem aparelhos com válvulas de segurança? É importante sempre deixar a válvula do cilindro de gás desligada. Se possível, instale o cilindro em um espaço externo e longe do fogão.
- Mantenha os sacos plásticos fora do alcance de crianças pequenas para evitar riscos de asfixia.
Enquanto você está tornando sua casa mais segura para toda a família, lembre-se sempre de entrar em contato com um agente de seguro familiar para revisar o seguro de sua casa e certificar-se de que ela esteja configurada para proteger sua família e sua casa.