A cocção de alimentos é um processo realizado por grande parte das pessoas, seja para venda ou para alimentação própria e dos colaboradores. A questão é que, por ser algo recorrente, o ideal é contar com uma boa eficiência energética, ampliando a economia com insumos.
O gás GLP é uma ótima opção para isso e iremos explicar o porquê! Confira os detalhes e descubra as vantagens de contar com ele em seu estabelecimento.
Vantagens do gás GLP para cocção de alimentos
Quando falamos da cocção de alimentos, o gás GLP oferece muitos benefícios, como:
- economia;
- maior eficiência operacional;
- mais controle na utilização.
Quer saber mais detalhes sobre cada um deles? Confira:
1. Economia
Para a cocção de alimentos, o mais comum é que se aposte em equipamentos elétricos. Normalmente eles oferecem uma maior praticidade e costumam ser mais compactos, o que faz com que sejam a principal escolha.
Entretanto, para que funcionem em altas potências, precisam de uma alta quantidade de energia. Sendo assim, em uma operação constante, como o maquinário de padarias, restaurantes e lanchonetes, isso significa um alto custo fixo mensal.
O gás GLP, por outro lado, é mais econômico, pois faz o mesmo trabalho de cocção de alimentos, mas utilizando bem menos insumos.
2. Eficiência operacional
Um dos aspectos que mais determina a eficiência na cocção é o poder calorífico, ou seja, o quanto de calor é produzido a partir de um determinado insumo.
No caso do gás GLP, esse quesito é muito mais vantajoso quando comparado à energia elétrica e até a outras fontes, como carvão, lenha e Diesel. Isso porque, 1Kg de GLP oferece um poder calorífico maior que 10 vezes o de 1Kw.
Outro ponto a ser considerado é que, no caso de falta de energia, sua operação estará totalmente paralisada, enquanto no caso de esgotamento do gás, é só solicitar um reabastecimento de emergência e você não perderá clientes.
3. Controle na utilização
É muito difícil ter controle total do quanto se consome em termos de energia elétrica, principalmente em tempo real. As tarifas não são fixas e, em alguns meses, a surpresa quando chega a conta pode ser desagradável.
Isso não acontece com o gás GLP. Por ser um insumo contabilizado a granel, você sabe exatamente o quanto está pagando, e pode fazer cálculos mais precisos sobre o consumo por determinados períodos. Assim, a despesa será sempre a mesma!